Serviços

Laudos NR-11

Caminhões Munck, Empilhadeiras, Esteiras Transportadoras, Pontes Rolantes entre outros, devem passar por vistoria técnica para garantir a sua segurança. Fazemos a vistoria com a emissão de laudo técnico no seu equipamento em qualquer local.

Laudos NR-12

Máquinas inseguras causam diversos tipos de acidentes com colaboradores. Proteja seu maior bem! O laudo técnico das suas máquinas seguindo a NR-12 garante a proteção dos seus colaboradores.

Laudos NR-13

A NR 13 é a norma que estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. A S.D. Engenharia Mecânica possui engenheiros especializados em N.R.13 para atender os mais diversos equipamentos.

PMOC e Projetos de Ar Condicionado

A SD Engenharia elabora projetos de Ar Condicionado para todos os segmentos e também faz a elaboração do PMOC que desde 2018 é obrigatório para ambientes coletivos climatizados.

LAUDO TÉCNICO DE SISTEMAS DE EXAUSTÃO PARA COZINHAS

Os projetos de ventilação e exaustão para cozinhas devem ser elaborados por engenheiro mecânico habilitado seguindo os requisitos da NBR 14.518, além de um sistema bem projetado, a limpeza deve ser feita periodicamente por profissionais juntamente com a elaboração do laudo técnico de limpeza, é este documento que garante a segurança do sistema de exaustão contra contaminações e incêndios.

  • Para se evitar incêndios e a contaminação do alimento, a limpeza do sistema de coifas e dutos de exaustão deve ser feita a cada 3 meses ou sempre que a camada de gordura se acumule por mais de 3mm.
  • A fiscalização da coifa e dos dutos é feita pelo corpo de bombeiros e pela vigilância sanitária e podem gerar desde multas até a interdição da cozinha profissional.

LAUDO DE ESTANQUEIDADE PARA REDES E CENTRAL DE GÁS

O laudo de estanqueidade é emitido para condomínios que possuem centrais e redes de gás. Ele é utilizado para se certificar de que não há vazamentos de gás na central e na rede dentro do condomínio.

O laudo técnico é feito por engenheiro mecânico habilitado após a realização do teste de estanqueidade e da verificação das instalações da central e rede de gás. Junto com o laudo técnico o engenheiro mecânico emite a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que é o documento oficial de que o serviço foi realizado por profissional habilitado pelo CREA. 

Para o Corpo de Bombeiros, a realização do teste de estanqueidade é a forma mais segura e eficaz de verificar se todas as conexões estão seguras e livres de vazamento. 

Uma vez com o laudo é possível, ainda, obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que possui validade de 3 anos.

  •  Os reguladores (válvulas) de segundo estágio devem ser substituídos a cada cinco anos, segundo a NBR 8473 (Norma Brasileira de Regulamentação).
  • As instalações destinadas ao uso de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) devem passar por Teste de Canalização (Teste de Estanqueidade) periodicamente.
  • As empresas prestadoras de serviços no segmento de instalação e manutenção de rede de gás devem ter seu registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e ter em seu quadro funcional um técnico responsável (engenheiro).

Perícia Judicial

As perícias de Engenharia Mecânica recaem sobre os bens classificados nas categorias de máquinas e equipamentos, complexos industriais, veículos de transporte terrestre, ferroviário, aéreo e marítimo; instalações industriais e de mineração, entre outros. São de atribuição exclusiva dos profissionais de engenharia legalmente habilitados, devem ser executadas em consonância com as normas da ABNT e com o Código de Ética Profissional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). 

Especificamente, a perícia veicular pode identificar problemas mecânicos e elétricos, defeitos provenientes de ausência ou manutenção indevida, para veículos de pequeno, médio e grande porte, bem como caminhões e motocicletas.

 

Em geral, essa providência resulta em substancial economia processual e melhor qualidade da prestação jurisdicional.

  •  Análise de documentos e orientação técnica para formulação de argumentos para constestação em processos judiciais.
  • Elaboração de parecer técnico-pericial
  • Elaboração de Quesitos
  • Acompanhamento da diligência pericial
  • Elaboração do laudo crítico

LAUDO DE SEGURANÇA PARA PLAYGROUNDS

De acordo com a Decisão Normativa N° 52 do CONFEA, de 25 de agosto de 1994, locais com brinquedos de playground para diversão de crianças e adultos, precisa ter em sua posse, Laudo Técnico e A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por um profissional habilitado e registrado no CREA. 

Mesmo com a supervisão de um colaborador, acidentes podem vir a acontecer devido a brinquedos mal instalados, com falta de manutenção e até mesmo não adaptados para o uso de crianças menores podem ser um problema. 

Durante o trabalho de emissão do Laudo Técnico, o engenheiro mecânico faz a vistoria dos brinquedos, que passam por uma rígida inspeção feita de acordo com a norma ABNT NBR 16071, que estabelece a segurança dos brinquedos. Nesta vistoria, o engenheiro vai identificar potencias riscos, anomalias, defeitos, situações, irregularidades que tem potencial de provocar um acidente.

Todos playgrounds de uso coletivo devem passar pela vistoria de segurança periódica, os locais mais comuns onde se encontram esses brinquedos são:

  • Buffet Infantis;
  • Shopping centers;
  • Condomínios; 
  • Escolas;
  • Praças; 

A responsabilidade por esses espaços é dos seus mantenedores, ou seja, os proprietários do espaço, os síndicos de condomínio, os diretores de escolas, etc. 

 MANTENHA SEUS BRINQUEDOS SEGUROS! Solicite a visita do engenheiro mecânico responsável para evitar acidentes, possíveis processos judiciais e multas em caso de fiscalizações.

A S.D. Engenharia Mecânica possui engenheiros especialistas em segurança de playgrounds e capacitados para garantir a brincadeira segura das crianças.

RECLASSIFICAÇÃO DE MONTA PARA VEÍCULOS

O que é?

Conforme a RESOLUÇÃO Nº 810 do CONTRAN. O laudo de recuperabilidade é o documento legal que o proprietário do veículo, ou seu representante legal, com “dano de grande monta” ou “dano de média monta” poderá apresentar recurso para reenquadramento do dano na categoria imediatamente inferior.

Podem ser reclassificados: carros, motos, camionetes, caminhões, vans e ônibus. 

Como Funciona?

Veículos envolvidos em acidente de trânsito com ou sem vitima ao qual foi elaborado boletim de ocorrência recebem uma classificação de danos (pequena, média ou grande monta). 

Nem sempre a autoridade realiza a classificação adequada diante das avarias, o que pode gerar bloqueio do veículo no caso de média monta ou até a necessidade de baixa do mesmo nos casos de grande monta. 

Para reverter essa classificação é necessário a emissão de um Laudo de Recuperabilidade, um documento assinado por engenheiro mecânico especializado para avaliação e classificação dos danos e verificação da viabilidade técnica de recuperação.

 

  • Antes de correr para a oficina e consertar o carro, contate um engenheiro com habilitação do CREA para solicitar orientações quanto ao lado de recuperabilidade;
  • O engenheiro dirá se é possível reclassificar o dano sofrido pelo veículo, seja de grande para média monta ou de média para pequena monta (o qual não deixa qualquer restrição no documento do veículo).
  • Após constatada a situação do veículo, o engenheiro vai fazer a vistoria e fotografar o veículo e os seus danos, feito isso ele elabora o laudo técnico e a solicitação de recurso para o DETRAN.
  • O proprietário leva ao DETRAN o laudo técnico junto com a ART (anotação de responsabilidade técnica) assinados pelo engenheiro mecânico, o boletim de acidente de transito e demais documentos requeridos e entra com o pedido para reclassificação de monta imediatamente inferior àquela anotada no BOAT.
  • Após o DETRAN aceitar a redução da monta, o proprietário pode fazer todos os reparos necessários guardando todos os comprovantes, como notas fiscais do serviço e das peças adquiridas.

    6. Enfim o proprietário deve levar o veículo para qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL). Essa ITL deve ser credenciada pelo Inmetro e homologada pelo Denatran para só assim obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

A S.D. Engenharia Mecânica conta com engenheiros especialistas na reclassificação de todos os tipos de veículo, com sucesso em mais de 20 casos.